Bem, estamos de volta depois do IX Congresso da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura…

Primeiro vou contar um pouco da história. A SMBA foi a primeira entidade médica representativa da acupuntura no Brasil, tem representações em todos os estados e deveria ser a representante oficial da acupuntura como especialidade médica junto às entidades médicas nacionais, como a AMB. Questões políticas causaram uma divisão centrada na então Associação Paulista de Acupuntura que se transformou em Associação Médica Brasileira de Acupuntura e começou uma briga que durou 20 anos.

Recentemente, a AMB criou o CMA – Colégio Médico de Acupuntura  e este passou a ser o novo órgão representativo. Foram 24 anos, 9 Congressos nacionais, muitas lutas vencidas e outras ainda no meio do caminho. Este foi portanto o canto do cisne de uma entidade feita por amigos de norte a sul do país. Aí vocês podem imaginar como é duro chegar numa assembléia e decidir pela extinção de nossa Sociedade pois seu objetivo principal – Defender e representar os médicos acupunturistas – passou a ser exercido pelo CMA.

A organização impecável do Congresso homenageou essa turma que tanto fez pela acupuntura e pela boa prática médica em nosso país com um belíssimo painel na entrada do local do evento, com fotos marcantes de toda essa trajetória.



Obrigado Fortaleza, pelo carinho e pela alegria que foi estar aí. Obrigado aos médicos que fizeram parte de todas as diretorias anteriores da SMBA por tantas lutas, tanto aprendizado e trocas e também por tanta amizade verdadeira.

Bem vindo CMA, com NOVOS TEMPOS, pois como diz a canção, se muito vale o já feito, mais vale o que será!


PS-A parte técnica do Congresso foi excepcional e depois escrevo outros posts sobre o muito que pude aprender com os colegas de todo Brasil, além de outros vindos de vários países como USA, Mexico, Argentina e China